Nas apresentações teóricas, alunos e professores foram sensibilizados para o papel ecológico dos fungos produtores de cogumelos e para a importância da sua conservação. No laboratório foram experimentadas técnicas básicas de identificação de cogumelos.
Sala de Aula
Introdução teórica leccionada ao 8ºB da Escola Secundária Mouzinho da Silveira de Portalegre (12-02-08).
Colocando o chapéu de um cogumelo sobre uma cartolina, ao cabo de algumas horas, obtemos uma "Esporada", ou seja uma impressão dos esporos. A cor da esporada é um importante carácter de identificação.
Alunos do 5ºB e 5ºC da Escola D. João de Portel a triar e fotografar os cogumelos que recolheram no campo.
Alunos da Escola D. João de Portel a desenhar o que observaram e a deixarem os seus testemunhos.
Alunos da Escola D. João de Portel observam esporos e hifas de cogumelos ao microscópio.
Espécies de cogumelos recolhidos pelos alunos do 5ºB e 5ºC da Escola D. João de Portel (14-02-2008).
Aluno da Escola D. João de Portel com modelo de cogumelo (14-02-2008).
Introdução teórica aos alunos da Escola E.B. 2, 3 de Santa Clara, com recurso a modelo (28-01-2008).
Dia da Ciência 2008 em Reguengos
Alunos da Escola E.B. 2, 3 de Santa Clara a ilustrar alguns dos fungos recolhidos durante a saida de campo e a deixarem os seus testemunhos.
Introdução teórica a alunos e professores da Escola E.B. 2,3 de S. Clara (29-01-2008).
Alunas da Escola E.B. 2,3 de S. Clara a observar uma Russulaceae recolhida durante a saida de campo (28-01-08).
Alunos do 5º F e 6º B da Escola E.B. 2,3 de S. Clara observam os cogumelos que recolheram no Pólo da Mitra (U.E.) (29-01-2008)
Aspecto do interior de uma Bufa-de-lobo (Pisolithus arrhizus). Os alunos exploram e conhecem mais a fundo os cogumelos que recolheram (29-01-2008).
Em caso de dúvida, o odor do cogumelo é um importante factor de identificação.
A experiência revelou-se tão enriquecedora para os professores como para os alunos.